Analiitcs

As 10 maiores farsas enviadas por email da história!

Por Carlos Roberto



O ser humano sempre teve uma necessidade gigante de aparecer, chamar atenção.

E na internet ele descobriu uma oportunidade única de aparecer para mais pessoas do que no esperado almoço de Domingo na casa da vó e com mais segurança do que liderando uma revolução na América Central,. Ele descobriu o email.


 Ali, contador de histórias como só ele, ele disseminou boatos que permanecem na mente das pessoas até hoje (sendo que alguns ainda acreditam).

Hoje vamos revelar as 10 maiores histórias fictícias enviadas por email até hoje, das mais antigas a algumas atuais. Será que você acreditou (ou acredita) em alguma delas?


01-Agulhas contaminadas com HIV em cinemas!

E-mail afirma que agulhas contaminadas com o vírus da AIDS estão sendo colocadas nos bancos dos cinemas para contaminar os espectadores!

Essa incrível história é mais uma lenda urbana que surgiu em 1996 em inglês e se espalhou pelo mundo em pouco tempo.

Por ser tão antiga,chega a ser nostálgica pra quem começou a usar internet nessa época




02-Livro mostra Amazônia internacionalizada!

amazonia
E-mail mostra livro com fotos comprovando que a Amazônia foi internacionalizada!

Mais uma história tão bem inventada que muita gente acreditou e continua acreditando. Esse boato ganhou forças em 2001 e se espalhou pelo mundo em pouco tempo.

O pior de tudo é que depois de tanto tempo ainda continuamos a receber essa mensagem.



3 – Bill Gates distribui dinheiro (1997)

“É verdade. Pensei que fosse boato, mas aconteceu com um amigo meu. Parece que a Microsoft está testando algum novo programa para rastrear e-mail e a empresa precisa de voluntários para ajudar. 

Ele me mandou um e-mail que recebeu da Microsoft – o e-mail era do próprio Bill Gates! Duas semanas depois, como recompensa pela participação, meu amigo recebeu um cheque de milhares de dólares”.

Ahãnclaro que recebeu… Outras versões desses boatos sempre prometem algum tipo de recompensa, principalmente em dinheiro vivo.


4 – Taxa de cinco centavos por e-mail (1999)

O e-mail começa com “Caro assinante de internet, o governo dos Estados Unidos está forçando uma medida legislativa que irá afetar seu uso da internet”. Segundo a correspondência eletrônica, a “medida 602P” autorizará o serviço postal dos EUA a considerar uma cobrança de cinco centavos de dólar por cada e-mail enviado.

Não seria uma forma ruim de evitar a enxurrada de correntes e fraudes do mundo digital. Esse alerta, que explodiu em 1999, não era verdade.

Mas era plausível o suficiente para enganar Hilary Clinton durante um debate em 2000, quando ela concorria ao senado.



5 – O e-mail nigeriano 419 (2000)

“Caro Sr.”, começa. “Antes de mais nada, peço um momento de confiança nessa troca. Deixe-me começar me apresentando apropriadamente…”. Certamente você já recebeu um desses e-mails secretos e confidenciais prometendo uma grande recompensa para ajudar alguém a trazer dinheiro para o país.

Tudo que você precisa fazer é confiar a essa pessoa informações quase nada confidenciais, como o número do seu banco e da sua conta.

Trata-se do golpe Nigeriano, os pioneiros
desse esquema apareceram em 1980, na forma de cartas de fax – e ainda estão por aí. Mesmo aqueles que se acham mais espertos caem no golpe (entre as vítimas, figura até gente famosa).



6 – Tráfico de órgãos (1996)

O título começa com a seguinte exclamação: “Turistas, cuidado!!”. Se isto não chamar sua atenção, a história a seguir certamente conseguirá.

A mensagem alerta sobre uma onda de roubo de órgãos em Nova Orleans e Las Vegas, em as vitimas são drogadas e têm um de seus rins extirpado para ser vendido.

Mas, não há motivo para ter medo. De acordo com a National Kidney Foundation, essa situação nunca aconteceu e se trata de uma lenda urbana.



7 -  Você pegou um vírus! (de 1999)

Não existe um vírus Teddy Bear ou mesmo um sulfnbk.exe ou Um Cartão para Você (“O pior vírus já criado!… A CNN já fez o alerta, por favor repasse esta mensagem para todos que você conhece”).

A farsa do jdbmgr.exe (também conhecido como Teddy Bear, porque o arquivo jdbgmgr.exe é representado por um ícone de ursinho) alertava internautas sobre uma mensagem de e-mail com risco de infecção de um vírus enviado via mala direta do Microsoft Messenger e que deveria ser apagado imediatamente.

Mas, na verdade, não havia vírus e infelizmente o jdbgmgr.exe era um arquivo Java necessário. Com sua insistência em afirmar que o arquivo em questão, legítimo, era um vírus, a farsa sulfnbk.exe afetou até usuários mais experientes. Muitas pessoas o removeram.


8 – Microsoft compra o Firefox (2006)

O pesadelo da comunidade do software livre. Em outubro de 2006, um site até então desconhecido anunciava a compra do Firefox pela Microsoft e promovia o novo Microsoft Firefox 2007 Professional.

O site fala dos novos atributos do browser e oferece anúncios em vídeo do produto. Era tudo uma grande mentira, mas a imagem da caixa do Microsoft Firefox 2007 era tão bem elaborada e profissional que muitos entusiastas do Firefox ficaram apreensivos.

Veja o vídeo


Agora pare de tremer.


9-O turista acidental (2001)

turista

Possivelmente, a montagem mais famosa já criada. Essa piada (horrível, diga-se de passagem), viajou o mundo todo e foi parar em inúmeros e-mails logo após os atentados de 11 de Setembro.

A imagem mostra um turista no topo de observação de uma das torres do World Trade Center, posando para um foto minutos antes da colisão de um dos aviões seqüestrados.

Num primeiro momento, a figura parece ser real, mas ao se observar certos detalhes é possível perceber que se trata de uma imagem modificada. Primeiro, o avião que se choca na torre é um Boeing 767 – e o que aparece na imagem é um 757.

O avião se aproxima da torre pelo norte e o prédio que teria sido atingido, a torre norte, não tinha posto de observação a céu aberto.

Além do mais, a ala de observação da torre sul não abre antes das 9h30 em dias de semana – meia hora depois que o primeiro avião se chocou contra o World Trade Center.


10-Bonsai de gatos

gatoOutra mensagem bisonha  foi a da criação de bonsais de gatinhos filhotes! Conformem fossem crescendo, os bichanos tomariam a forma do vidro, tornando-se um bonsai animal.


Este boato ganhou credibilidade por dois motivos: possuir um site específico, que inicialmente estava hospedado no MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts) e depois retirado de lá.

Além disso, no site existiam imagens do momento em que gatinhos eram “guardados” dentro dos recipientes.

 
Uma lenda urbana que deu certo foi sobre a existência do Acre, mas essa eu deixo pra lá, já deu muita confusão aqui no blog. 


Eu vi no Não Acredito




Related Posts with Thumbnails

3 comentários:

  1. Gente.. eu tinha ouvido falar de tds!! heheheh
    Acho que recebo muitos boatos!
    Gostei da postagem.. informativa e interessante.
    ;D

    ResponderExcluir
  2. Cara, como a Karla eu tb já tinha conhecimento de todas. Pra mim a das torres é de um mau gosto terrível.
    Respondendo a sua pergunta: eu formei em Uberlândia.
    Retribuindo visita e comentário.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  3. AUSHAUIHSAH caraca, tinah coisa aí qe não fiqei sabendoo ..
    euri com algumas coisas
    XD
    post é bem interessante..
    e a ultima frase do Acre me matou XD
    UAIHSUAHSUI

    ResponderExcluir

Regras:

Não são permitidos palavrões e nem links que nada tem a ver com o propósito do post . Fora isso, tá liberado.

Caso queira ofender minha honra ou de outrem, enviar sugestões , ou elogios , favor enviar emails para carlosclonebh@gmail.com e terei prazer em responder. Ou farei só por obrigação.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...