Analiitcs

Platão X Aristoteles

Platão dizia que as pessoas são influenciadas pelas peças de teatro de sua época, a ponto de repetir atos como da peça Medeia, onde a mãe mata seus própios filhos. Já Aristoteles dizia exatamente o contrário, que as peças eram como um catalisador de emoções, as pessoas assistiam as peça e não tinham vontade de matarem seus filhos quando estes quebravam aquele vaso da dinastia Ming (apesar de eu não saber se já existia tal dinastia naquela época, bom mais isso não importa) pois se sentiam saciadas.

Não sei quel era o certo, mais poderiam ser incorporados perfeitamente aos nossos dias atuais, a tecnologia cresce tanto, e os jogos cada vez mais presentes que discussões sobre as influências dos jogos eletrônicos caberiam como uma luva nos dias de hoje. Platão ao ver Carmagedon, um jogo que tem como intenção matar o máximo de pedestres possiveis com pontos extras para quem mata velhinhas exclamaria "Sociedade de perdidos!" e logo depois diria que todos os atropelamentos na vias públicas seriam culpa do jogo.

Já Aristoteles daria o jogo para crianças, afirmando que elas descarregariam emoções de velocidade e transgressão de regras ali e quando grandes não receberiam nenhuma multa, criando um efeito conhecido como Catarse. Bom, eu não sei qual deles é o certo, mais eu sei que a Grécia Antiga não pode ser assim denominada, pois para mim cada dia ela parece ser mais moderna.


3 comentários:

  1. A consideração de Paltão foi meio cassandresca. Fico com Aristóteles.

    Aliás, Aristóteles é a base do pensamento filosófico atual. O maior filófoso que já existiu após a antiguidade - Karl Marx - dizia que entender Aristóteles é premissa básica para se entender o mundo.

    Abraço.

    ResponderExcluir
  2. Poíse, agora fiquei na dúvida, porque tem um livro que eu li que disse que a peça chama Hécuba, mais agora lembrei que a professora de Estética disse que chama Medeia...Bom, mudaremos para Medeia, na duvida, de razão a professora de Estética! :)

    ResponderExcluir

Regras:

Não são permitidos palavrões e nem links que nada tem a ver com o propósito do post . Fora isso, tá liberado.

Caso queira ofender minha honra ou de outrem, enviar sugestões , ou elogios , favor enviar emails para carlosclonebh@gmail.com e terei prazer em responder. Ou farei só por obrigação.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...