Analiitcs

O homem sem identidade



Desde muito tempo atrás, ainda na pré história humana, o homem era dominador perante a mulher. O genêro masculino do Homo Habilis, era o responsável por suprir o sustento do lar e a mulher pela criação e proteção dos filhos enquanto o homem estivesse caçando, esse homem desenvolveu uma melhor segurança para ele e a família através de ferramentas que ele construiu.

Mais tarde, o Homo Erectus desenvolveu o fogo, facilitando o consumo dos alimentos produzidos pela mulher para a família, e que constituíu uma revolução com a facilidade de segurança, iluminação, aquecimento e até mesmo uma visão de sociedade que ainda não existia.

Dando um salto na história paramos na nossa atual década de 40, onde ainda o homem era visto como o chefe da família, pai que definia sozinho que caminho seguir para suas filhas e que via a esposa como uma empregada sem carteira assinada. Ele era o responsável por suprir os alimentos, bens materias e segurança assim como seus antepassados, e também como eles esperava ver - e geralmente via - sua mulher dependente dele para tudo para todo sempre, inclusive para o sexo. A mulher tinha de ser recatada e aquela que fosse desajustada a esses valores era considerada impura.

A partir dos anos 50 creio eu, a revolução feminina que já estava prestes a acontecer finalmente explodiu principalmente em países cristãos, mulheres começaram a reivindicar seus direitos na sociedade, homens apovarados e que já haviam enfrentando mamutes, guerras e chefes ferozes ficaram quase sem ação, e aos poucos, com sutiãs queimados em praça pública e praias escandalizadas com Leila Diniz , a mulher foi ganhado um espaço que ainda não havia atingido, uma porta que ainda não havia sido aberta. Conseguiram de tudo e mais um pouco, mas principalmente, não mais necessitavam tanto assim de segurança e principalmente de quem as trouxesse comida, fato infeliz para o homem.

Nos tempos atuais o homem não sabe muito bem qual seu papel, faz parte da geração pós - domínio que não consegue aceitar mulheres independentes com salários maiores, chefes ferozes com vestidos e salto agulha e filhas de visão aberta para o mundo.

O homem perdeu sua identidade.

Ele não sabe muito bem pelo que esperar, afinal as mulheres vão em busca do céu na sociedade, já o homem encontrou o céu por milhares de anos e agora faz o caminho inverso. O genêro masculino vê pasmo sociedades dividas com mulheres na política, nas artes, nos negócios, e percebe que isso ainda não é nem parte do fim, talvez seja apenas o começo de uma revolução ainda maior.

O homem sem identidade ainda se fecha em algumas colônias de supremacia total como Irã, Afeganistão e países de extremismos religiosos, mas sabe que até mesmo essas colônias não durarão muito tempo.

Não estou reclamando, acho que Deus só está corrigindo certas imperfeições da sociedade machista que tende a ser dividida,porém sempre vejo artigos falando da ascensção e dos desafios das mulheres e poucos sobre a queda do homem, que se desfacela perante ao público, uma vez que foi ensinado que sempre tem de ser o "homem da casa" e que hoje em dia não tem problemas em sair da caverna e encontrar feras da floresta mas morre de medo de encontrar um mundo onde outras mulheres agora também caçam.

6 comentários:

  1. Acho que o papel do homem não se resume ao posto de "provedor", nunca poderia ter se resumido a isso.

    Como diz um autor aí: "O mundo está precisando de homens, porque de 'machos' ele já está cheio."

    O que uma mulher espera de um homem é muito mais do que isso. Assim como o homem espera mais da mulher do que uma dona de casa prendada.

    Homem e mulher se completam, então acho que eles foram feitos para construir o mundo lado a lado.

    O que está acontecendo é que a mulher está saindo de trás do homem e está chegando ao lado dele, ocupando seu lugar no mundo, um lugar que já é seu por direito.

    ResponderExcluir
  2. E justamente pelo fato da mulher estar saindo por de trás do homem e que existe essa perda de identidade masculina. Um homem espera mais de uma mulher, uma mulher mais que o homem, claro! Mas ainda nós, homens, estamos nos adaptand a viver em uma sociedade que aos poucos vai se tornando igualitária para os sexos, isso nos deixa atordoados e nos empurra para meras discussões filosóficas dos tempos de Amélia, não com saudade, mas para saber como vamos fazer agora.

    ResponderExcluir
  3. Meu caro,hoje em dia as mulheres estão,não sendo exagerado,acima de nós...

    Pois se alguém for analisar,elas controlam o tempo muito melhor que os homens!

    Vistem: JaNjÃo ComicS

    falou!

    ResponderExcluir
  4. Gostei muito do seu blog, parabéns. Dá uma passadinha no meu, e vire meu seguidor. Já virei o seu.
    Abração.

    http://pensamentocontraditorio.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Caro Carlos e não esqueçendo do seu outro eu(que com certeza é o autor do artigo):

    Gosto muito do quadro pintado...Homens chegando em casa e mulheres os aconchegando em sua poltrona preferida(a poltrona do papai)com chinelinhos em punho e cheirosa de laquê,rs
    A casa de meus pais era assim,e fui muito feliz com eles...Mas diante do que eu já conhecia(um casamento feliz)e uma janela aberta,eu preferí a janela.
    Talvez me arrependesse um dia,se houvesse tempo para tanto...Mas não há!O eixo da Terra se moveu,e com ele os velhos conceitos de aconchego...Sendo otimista,atravessaremos uma época difícil.Não falo de crise,isso é bobagem,perto da realidade planetária.Falo sim,dos 3,agora 5 graus que a Terra adquirirá nos próximos,dias,meses ou anos...quem saberá?
    Creio ser mais realista,vc começar observar mulheres como a Trinity,do Matrix...guerreiras!Se não meu caro,não só a nostalgia dos anos 50 ficarão só em suas lembranças,como toda a humanidade.
    Se nós mulheres não nos adaptamos ao porvir,entraremos em desuso e seremos extintas...E nossos ventres também!
    Não foi a mulher que puxou o tapete de segurança do homem,mas a humanidade(não dá para atribuir culpas)que não soube o momento de parar de apertar o botãozinho do prazer e do conssumo.

    ResponderExcluir
  6. Cara, esse papo de se diminuir para fazer bonito com a mulherada já cansou, coisa de homem inseguro e frouxo (características que elas odeiam). Reconheço todos os avanços delas nas ultimas décadas, mas não vou me depreciar em solidariedade pelos anos em que elas sofreram com o machismo. Isso é uma tremenda viadagem.

    ResponderExcluir

Regras:

Não são permitidos palavrões e nem links que nada tem a ver com o propósito do post . Fora isso, tá liberado.

Caso queira ofender minha honra ou de outrem, enviar sugestões , ou elogios , favor enviar emails para carlosclonebh@gmail.com e terei prazer em responder. Ou farei só por obrigação.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...