Analiitcs

Propagandas polêmicas - Fogo no circo da publicidade

Por Carlos Roberto

Ultimamente penso nas relações da publicidade com o mundo como disse no post "É proibido", mas volta e meia no mundo da publicidade nos deparamos com propagandas um tanto quanto fora do padrão, seja por seus valores éticos, morais ou religiosos.

Eu separei 3 criações de peças gráficas bem recentes e que repercutiram bastante, para que vocês possam observar os motivos das polêmicas e o porquê da criação de cada uma no meu entendimento e nas declarações dos criadores:

Eis portanto as criaturas :


A primeira é da Itambé, empresa que fabrica produtos alimentícios, mas especificamente nessa campanha era anunciado o Itambé Fit Light, iogurte sem calorias. A frase:

"Esqueça, o gosto dos homens nunca vai mudar"

Não discuto mal gosto ou bom gosto na peça, isso é variável para quem vê (algumas gordinhas podem achar bacana, outras não) porém isso gerou um grande problema para a Itambé que precisa ainda hoje explicar essa e outras duas peças parecidas através de anuncios onde diz que a peça não tinha sido aprovada e que esta foi veiculada só para a agência buscar algum prêmio, isso claro sem autorização da empresa fabricante do iogurte. 

No principio me pareceu ridiculo dar prêmio a uma campanha assim pois na minha opinião a postura de sociedade e ética também devem estar imbuídas em uma peça, mas depois que eu vi a peça abaixo ganhar dois ouros, uma prata e o prêmio de melhor agência do ano no festival em Dubai achei normal, vejam:


Mas complicado que falar de gordinhas é falar de religião, e mais complicado que a Itambé não aprovar, é a multinacional Samsung nem mesmo saber. Pelo menos a agência vai muito provavelmente perder os prêmios que ganhou.

Só para dar uma variada nas polêmicas, vou mostrar uma que para mim tem algo de político, ou será exagero?
Há alguns meses o Brasil não queria extraditar um assasino italiano, dando a ele asilo político o que gerou protestos internacionais, e uma revolta sem tamanho na Itália, pois bem, pouco tempo depois a grife Relish fez essa propaganda.


Segundo a Relish, foi apenas uma propaganda comum mostrando as praias brasileiras (sic) e os policiais (fictícios claro) demonstravam a virilidade. A campanha foi divulgada à torto e a direito na terra da bota, que fingia não escutar os gritos de revolta dos cariocas, alegando que isso iria manchar a imagem da cidade maravilhosa.

Bom se a empresa conseguiu a proeza de manchar mais a imagem do Rio eu não sei, mas eu sei que as polêmicas são se certa forma um combustivel da publicidade de hoje em dia, com seus astros e estrelas, mas sinceramente não vejo isso com bons olhos.
Hoje temos mais aparecidos na publicidade do que há vinte anos, e daqui a vinte anos teremos muitos mais, algumas campanhas não tem sentido nenhum a não ser criar polêmica e beliscar alguns prêmios claro, porque ninguém é de ferro, como vou deixar minha estante importada vazia pensa o criativo.

É a escola do tão contestado Oliviero Toscani, famoso pelas propagandas ousadas para a Benneton fazendo efeito...
E como ele deve estar feliz não?

Um comentário:

  1. realmente essa noticia do ataque contra a sogra foi hilario e inspirador.

    auahuahauhauha gostei muito.

    estou te seguindo, se vc puder fazer o mesmo por mim e me dar umas dicas tbm...acabei de fazer meu blog, estou engatinhando.

    grande abraço e parabens...estou rindo ate agora..auhauahuah

    ResponderExcluir

Regras:

Não são permitidos palavrões e nem links que nada tem a ver com o propósito do post . Fora isso, tá liberado.

Caso queira ofender minha honra ou de outrem, enviar sugestões , ou elogios , favor enviar emails para carlosclonebh@gmail.com e terei prazer em responder. Ou farei só por obrigação.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...